"Olá,
É um prazer estarmos trocando informações sobre Astronomia.
Um binóculo pode dar muita satisfação sim, mas é preciso adquirir um produto de boa qualidade, antes de tudo.
Para seu conhecimento, um binóculo fica bem definido conhecendo-se a sua ampliação e sua abertura.
Todo binóculo tem gravado essas informações numéricas no formato Ampliação X Abertura.
Sobre ampliação, você deve saber que binóculos com mais de 10 vezes necessariamente precisam de tripé, pois um pequeno tremor das mãos fará com que a observação seja um sacrifício.
A abertura (diâmetro da lente de entrada) diz respeito à quantidade de luz que seus olhos irão receber do objeto observado. Quanto maior a abertura, melhor.
Porém, a razão entre a abertura e a ampliação resulta no tamanho da imagem. Isso limita o tipo de binóculo a ser adquirido.
A pupila, ajustada para a escuridão, chega a 7 mm de diâmetro para os meninos e as meninas até seus 20 anos.
Como, por ter formado em odontologia, você deve ter passado dos 20, as suas pupilas podem chegar aos 6 mm, se você não passou dos 40!
Caso tenha passado dos 40, como eu, a pupila chega aos 5 mm de diâmetro, no escuro.
Por isso, a razão entre a abertura e a ampliação, para a minha idade, não deve ser maior do que 5 mm, senão eu não vejo a imagem inteira e a observação fica prejudicada. Então, para mim, optando por não usar um tripé, o melhor é uma abertura de 50 mm, pois 50 mm / 10 = 5 mm.
Conclusão: eu compraria um binóculo 10 x 50 de boa qualidade.
Bem, esperamos tê-lo ajudado. Qualquer dúvida ou curiosidade que você tenha sobre Astronomia, contate-nos; a equipe do ASTRONOMIA NO VALE DO AÇO – CEFET MG está sempre à disposição da comunidade e ficará feliz em lhe dar atenção."
Um abraço,
Paulo Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário