24 de ago. de 2015

Desvendada a lei matemática dos anéis de Saturno

Imagem 1: Concepção artística das partículas dos anéis de Saturno. Fonte: Centro do Universo.
Os grandiosos anéis de Saturno são formados por partículas de gelo que variam no tamanho de alguns centímetros a cerca de 10 metros e provavelmente são resultados de um grande impacto cósmico em um passado distante. Mas, no nosso Sistema Solar, Saturno não é o único com essas características. Além dele, Júpiter, Urano e Netuno e alguns asteroides como Chariklo e Chiron também possuem anéis. Certamente, anéis planetários também são encontrados em corpos além do Sistema Solar.
Imagem 2: Ilustração dos anéis de Saturno. Fonte: Solar System.
A abundância de partículas de diferentes tamanhos segue com precisão a lei matemática dos cubos inversos, onde partículas de 2 metros de diâmetro são oito vezes menos abundante que as partículas de 1 metro, a abundância de partículas de 3 metros é 27 vezes menor, e assim sucessivamente. Essa premissa é válida para tamanhos de cerca de 10 metros, para tamanhos maiores existe uma redução abrupta na abundância das partículas.
A forma como as partículas nos anéis se agrupam era um mistério até agora para os cientistas.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Leicester estudou a distribuição dos anéis de Saturno e acreditam que a mesma regra seja universal e se aplica a todos os anéis planetários que possuem partículas de natureza similar.
Os cientistas do estudo descobriram que ao longo do tempo as pequenas partículas nos anéis se fundem ao colidirem lentamente formando partículas maiores. as grandes partículas têm maior chance de colidirem em alta velocidade, o que as destruiria em vez de se fundirem, com probabilidade de cerca de 1 em cada 10.000.
Esses constantes choques são responsáveis pela distribuição dos tamanhos das partículas nos anéis. A evidência desse modelo foi apoiada por dados das sondas Cassini e Voyager.

Fonte: IFLScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...