9 de fev. de 2015

O que veríamos se os planetas do sistema solar estivessem tão perto da Terra quanto a Lua?

O universo é um lugar extraordinário, que pode oferecer imagens de beleza única e uma riqueza infinita de informação e conhecimento. Infelizmente, jamais conseguiremos assimilar todo esse conhecimento, e explorar tudo o que o espaço lá fora oferece. Mas a gente pode sim vislumbrar um pouquinho dele, e esse pouco que conhecemos serve de inspiração para muitas pesquisas e também para concepções artísticas. Algumas buscam representar o que a ciência tem descobrido. Outras, como o trabalho do artista Ron Miller, criam combinações inusitadas e bastante divertidas, que, embora inverossímeis, nos permitem também pensar sobre o universo em que vivemos, e buscar entender mais sobre ele.


Antes de mostrarmos o trabalho do Ron Miller, vamos relembrar nosso sistema solar?

O Sol é a fonte de energia que domina o sistema solar. Sua força gravitacional mantém os planetas em órbita e sua luz e calor tornam possível a vida na Terra. Compreendemos por sistema solar todo o conjunto constituído pelo Sol e os corpos celestes que estão sob seu domínio gravitacional, 8, no total, descrevendo uma órbita elíptica, que podemos representar assim:


Os planetas do nosso sistema solar apresentam peculiaridades individuais e estão situados em órbitas bastante distanciadas umas das outras. É possível notar alguns planetas a olho nu, mas o que vemos não passa de um pequeno vislumbre, devido à distância em que se situam da Terra.

Mas, se a realidade fosse outra e tivéssemos a oportunidade de ver de perto os planetas do sistema solar, como vemos todas as noites a Lua, como seria?

Aparentemente, esta foi a questão que levou Ron Miller a trabalhar em uma série de fotomontagens que buscasse representar os planetas do sistema solar na mesma posição em que a Lua se situa. O resultado? Simplesmente incrível!

O ponto de partida para o projeto foi uma foto tirada da Lua a partir do Death Valley, na Califórnia. Todas as outras fotos foram montadas em cima deste modelo.



Mercúrio, o planeta mais próximo do sol, ficaria assim no nosso céu!



Vênus, o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância ao nosso Sol, traria um grande brilho se estivesse à mesma distância que a nossa Lua. Seria ainda mais brilhante que a própria.



Marte, o planeta vermelho, adicionaria a sua cor característica de beleza inigualável ao céu terrestre. Se os cientistas encontrassem recursos no planeta vermelho, ficaria perto para transportá-los à Terra.



Júpiter, o gigante de gás, com um diâmetro 40 vezes maior do que a Lua, e o maior corpo celeste do Sistema Solar depois do Sol, iria dominar o céu. Seria incrível e um pouco assustador ver esta imagem todos os dias, não é mesmo?



Saturno, com seus anéis, iria tocar o horizonte, dando um postal inspirador.



Urano ficaria assim. Misterioso, não?



Netuno, como Urano, daria um toque misterioso para o céu. Poderia ser um pouco assustador ver um planeta azul enorme no céu todas as noites. Ou talvez seria só questão de nos acostumarmos mesmo!



Com certeza um trabalho muito bacana! É claro que não se trata de uma pesquisa científica, é só uma projeção artística de como poderia ser nosso céu se brincássemos um pouco com a ordem do nosso sistema solar. De toda forma, é bem bacana essa aproximação com os outros planetas, que a gente costuma ver só nos livros de estudos.

Contem pra gente: qual planeta ficaria melhor no céu de vocês? E, sobre qual planeta teriam interesse de saber mais?


Agradecemos ao Thiago Nunes, que nos acompanha no Facebook, pela indicação da matéria com as fotos do Ron Miller!

Para ver mais do trabalho de Miller, você pode visitar o site da Black Cat Studios.


---
Texto organizado e complementado por João Carlos, aluno bolsista do Astronomia no Vale do Aço.

Matéria original:
Centro Viral




2 comentários:

  1. Respostas
    1. Agradecemos a você Leo, trabalhamos sempre em conjunto para fazer o melhor para o blog. Sua participação e sugestões sempre serão bem vindas, abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...