20 de fev. de 2015

Já pensou em como é o 'lado oculto' da Lua?

Existe um lado da Lua que nunca é visível do planeta Terra. Conseguimos ver apenas um hemisfério devido à rotação sincronizada do satélite e o planeta. O tempo que a Lua leva para completar sua rotação é o mesmo que ela leva para dar uma volta ao redor do nosso planeta. Tornando impossível a visão dessa aréa pela superfície terreste.

Na busca de informações do lado oculto do nosso satélite natural, a Nasa realizou um mapeamento com o auxílio da espaçonave-robô Lunar Reconnaissance Orbiter (Orbitador de Reconhecimento Lunar) e recentemente divulgou um vídeo com as imagens coletadas em uma animação. Veja por si mesmo o lado oculto da Lua. 



O lado oculto da Lua abriga um número muito maior de crateras que o lado visível pela Terra, entre elas esta a bacia do Polo Sul-Aitken, uma das maiores crateras de impacto no Sistema Solar. Esta depressão tem cerca de 2.200 km de diâmetro e 13 km de profundidade. Essas crateras são formadas pela proteção que o satélite dá ao planeta, agindo como um escudo contra objetos vindos em direção à Terra. 

E ao contrário do que muita gente imaginava, o lado oculto da Lua, também popularmente conhecido como  "lado escuro da Lua" recebe muita incidência de luz, pois não sofre interferência de eclipses.




Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...