28 de ago. de 2015

Após Lua Azul, nesse sábado teremos uma Superlua

Lua Azul no céu de São Paulo na noite de 31 de Julho.
Foto: Fábio Tito/G1

No dia 31 do último mês tivemos um evento raro, conhecido como “Lua azul”. O fenômeno ocorre, em média, uma vez a cada dois anos e meio, e deve se repetir somente em janeiro de 2018.

Mas por que “lua azul”?
Pra quem observou o céu nesse dia pôde observar que a cor da lua continuou a mesma, não se mostrando azul como muitos esperavam ver. A expressão 'lua azul' nada mais é do que um termo usado para designar a segunda lua cheia do mês. O uso desse termo teve origem de um erro ocorrido em 1946, quando um astrônomo amador publicou um texto em uma revista popular de astronomia dos Estados Unidos afirmando que à segunda lua cheia do mês dava-se o nome de lua azul. Desde então grande parte da comunidade astronômica passou a adotar esse codinome.

Mas os fenômenos lunares não param por aí. Nos próximos três meses teremos bons motivos para olharmos pro astro que embeleza nossas noites. Amanhã, dia 29, começa a temporada de Superluas do ano, que terá continuação nos meses de outubro e setembro.



Você sabe o que é uma Superlua?
Se você está ligado de alguma forma à astronomia, possivelmente já deve ter ouvido falar desse fenômeno. Já que este, diferente do citado anteriormente, ocorre com mais frequência.

Sempre que qualquer corpo celeste atinge sua maior aproximação à Terra, os astrônomos chamam esse momento de perigeu. O perigeu da Lua se dá por volta de 362.600 km da Terra.

A Superlua acontece, tecnicamente, quando ocorre uma Lua Cheia no período entre 24 horas antes ou depois da Lua atingir o seu perigeu. A primeira Superlua, acontecerá nesse dia 29 de agosto. E as próximas no dia 27 de setembro e 26 de outubro.

As Superluas aparentam ser de 12 a 14% maiores e de 25 a 30 vezes mais brilhantes, de acordo com os cientistas. 

Comparação entre uma Lua mais distante e uma “superlua.
(Foto: Blog Mensageiro Sideral)
Portanto, esse evento é um daqueles que não exigem somente o uso de um instrumento para apreciar, basta procurar por um local aberto e observar o quanto quiser. Por isso não se esqueça de olhar para o céu na noite desse sábado para ver um belo espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...