Em 28 de janeiro último, foram completados trinta anos do acidente com o ônibus espacial Challenger. A tragédia vitimou todos os sete tripulantes a bordo, sendo um deles o físico e astronauta Ronald McNair, que seria a primeira pessoa a gravar uma peça musical no Espaço. O solo de saxofone foi composto por McNair em conjunto com o músico francês Jean-Michel Jarre, um dos pioneiros da Música Eletrônica e amigo pessoal de Ron.
Ronald Erwin McNair - o físico e astronauta estadunidense seria o pioneiro na execução de uma peça musical no Espaço (Via: Wikimedia Commons) |
O Acidente
O ônibus espacial Challenger explodiu apenas 73 segundos após o lançamento, no dia 28 de janeiro de 1986. A causa foi identificada como uma falha em um anel de vedação de um dos tanques de combustível sólido da nave, o que causou um incêndio seguido de explosão. Na ocasião, seria a décima missão do Challenger e a 29ª do programa norte-americano de ônibus espaciais, e foi o primeiro acidente fatal em voo de uma missão tripulada do programa.
Saxofone de Ron McNair, sintetizadores de Jean-Michel Jarre e o álbum “Rendez-Vous”
O disco Rendez-Vous (expressão em francês que significa algo como “grande encontro”), mais um dos empreendimentos da vanguarda sonora de Jarre, foi lançado três meses depois do acidente, em abril de 1986. O álbum obteve grande êxito comercial no mundo todo, principalmente no Brasil, onde alcançou recordes de vendagem. Coisa rara para nosso cenário musical dos anos 80, onde temas instrumentais e música eletrônica não eram figuras muito presentes no meio popular. A animada faixa “Rendez-Vous IV” foi exaustivamente utilizada como vinheta de programas de TV e em rádios, se tornando de longe a mais popular do disco e também uma das mais conhecidas do artista em todo o mundo.
O disco todo é uma viagem sonora de constante metamorfose e progressão sonora, e tem um tom de homenagem não apenas aos astronautas que faleceram no Challenger, mas também a todos os heróis da exploração espacial (humanos ou máquinas, popularmente lembrados ou não).
A faixa que diz respeito ao incidente com o ônibus espacial é a última do disco, denominada “Rendez-Vous VI”, também nomeada como “Ron’s Piece” (em português, “A Peça de Ron”) ou ainda “Last Rendez-Vous”. A composição para sax foi executada em estúdio pelo músico Pierre Gossez.
Rendez-Vous - capa frontal. Arte surrealista, como já era tradição de outras capas de discos do Jarre. (Via jeanmicheljarre.com) |
O clima melancólico de Rendez-Vous VI se dá pelo início lento, com sons que lembram um movimento de céu estrelado, com as batidas de um coração aparecendo logo em seguida. Juntamente com o solo de sax, Jarre insere uma camada de um timbre suave de sintetizador, adicionando uma textura onírica ao som. Tudo é pontuado pela cadência tranquila dos batimentos cardíacos ao fundo. Assim segue a música em seus seis minutos de duração, até que as outras camadas sonoras vão se esvaindo lentamente para que o último batimento cardíaco encerre a obra.
Ouça aqui a faixa Rendez-Vous VI
No verso do disco, além de agradecimentos especiais a alguns astronautas e funcionários da NASA que apoiaram o projeto, lê-se dois parágrafos com dedicatórias, abaixo traduzidos:
- “Esse disco é dedicado a Ron McNair e aos outros seis astronautas que morreram a bordo do ônibus espacial Challenger no dia 28 de janeiro de 1986.”
- “A PEÇA DE RON: essa peça foi especialmente composta para Ron tocá-la em seu saxofone a bordo do ônibus espacial e se tornar a primeira peça musical a ser executada e gravada no espaço. Ron estava tão animado quanto a essa peça que ensaiou até o último momento. Que a memória do meu amigo, astronauta e artista Ron McNair viva através dessa peça.”
Verso da capa do Rendez-Vous. Clique para ampliar e ler os textos originais (no fim da coluna esquerda). (Via lpcover.wordpress.com) |
Comentários do autor: como grande fã da música de Jean-Michel Jarre e música eletrônica em geral, esse álbum certamente está presente na lista dos meus preferidos do gênero. A sonoridade extremamente desenvolvida e imersiva, que está presente no disco todo, aliado a todos os significados por trás das composições, fazem desse disco uma verdadeira obra-prima. As suítes Rendez-Vous II, extremamente sinfônica; e Rendez-Vous V, representação máxima de uma contínua metamorfose sonora, contam incríveis histórias em nossas mentes, mesmo sem pronunciar uma só palavra. Audição obrigatória para os fãs do estilo e do artista.
“Rendez-Vous Houston” - um concerto-tributo
Houston é uma cidade texana famosa por sediar o Centro Espacial Lyndon Johnson, núcleo da NASA responsável por controlar missões de exploração espacial tripuladas, como as missões Apollo e mais recentemente as demandas relativas à Estação Espacial Internacional (ISS).
A cidade também foi palco de um histórico concerto de Jarre, também em abril de 1986, denominado Rendez-Vous Houston. O evento causou muita comoção na população local, principalmente pelo seu propósito de tributo aos tripulantes do Challenger, com uma emocionante performance da faixa Ron’s Piece. A apresentação possui registro no Livro dos Recordes, com 1.5 milhão de espectadores estimados na ocasião.
Curiosidade: essa não foi a única vez onde Jarre fez referências ao universo da astronomia em obras suas. Seu álbum Metamorphoses, lançado em 2000, também traz uma faixa com o tema. “Hey Gagarin” faz uma homenagem a Yuri Gagarin, cosmonauta pioneiro em orbitar a Terra. Talvez detalharemos essa e outras referências em um futuro próximo!
Por Warley Souza
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Fontes
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