13 de mar. de 2015

"Space Camp" - já ouviu falar desse acampamento espacial?

Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, palco da quarta edição do Space Camp, considerada a maior já realizada.
Foto: PTI

O professor Weber Feu, coordenador do Astronomia no Vale do Aço, está desde o dia 9 de março no Space Camp Brasil 2015, juntamente com três alunos do CEFET-MG Campus Timóteo. O convite para presença no evento veio após os bons resultados obtidos pelos alunos da instituição na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), sob sua orientação.

Mas você sabe o que é o Space Camp e qual sua proposta?

O Jornal do Brasil publicou uma matéria bastante esclarecedora há alguns dias. Veja só:

Ensinar conceitos, como os de astronomia, física e robótica, de forma lúdica e descontraída. Essa é a proposta do Space Camp 2015 (Acampamento Espacial, em inglês), que acontece até 15 de março, em Foz do Iguaçu (PR). O evento vai reunir estudantes e professores do ensino médio que participaram da última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
O programa será realizado pela ACRUX Aerospace Technologies em parceria com a OBA. O evento contará com palestras e oficinas temáticas com especialistas sobre satélites, foguetes, robótica e astronomia, além da visita guiada à hidrelétrica binacional de Itaipu.
O Space Camp ainda vai promover uma competição científica em equipe entre os jovens. Num dos torneios, eles terão de construir protótipos de veículos para uma expedição numa base que irá simular a superfície irregular da Lua. Além disso, haverá disputas de lançamento de foguetes e de talentos artísticos tipicamente Geeks. 
Com apoio da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, as atividades serão realizadas nas instalações do PTI e do Polo. No local haverá também o lançamento de foguetes a propelente sólido, imageamento com drones, uma simulação da construção de uma base espacial por meio de jipes robóticos programados pelos alunos, além de uma grande Space Party para confraternização. 
Segundo Oswaldo Loureda, idealizador do projeto, o programa visa incentivar a cooperação e o trabalho em equipe. "Queremos motivar nos participantes o interesse pelo campo da ciência e tecnologia, ensinando sempre de maneira lúdica e divertida". 
Para o astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador da OBA, é preciso promover mais eventos com o intuito de estreitar os laços entre os estudantes e a ciência. "Somente criando oportunidades para disseminar o conhecimento científico é que poderemos despertar o interesse nos jovens, além de aproximá-los dos pesquisadores dessas áreas", ressalta.
Ficou curioso para saber mais? Logo teremos post especial, com depoimento dos participantes e fotos! Fiquem de olho! :)

Ah, e se tiver DÚVIDAS, deixe aqui nos comentários, pra que a gente possa responder vocês também!

---
Link para a matéria publicada no JB: clique


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...