Ontem foi um dia muito especial e movimentado pra equipe do Astronomia no Vale do Aço.
Tivemos uma tarde de trabalho pesado, montando e testando uma estrutura idealizada por nós e melhorada e desenvolvida por nosso colaborador, Gilberto Farias, que vai minimizar a danada da poluição luminosa que enfrentamos no nosso "centro de observação", o campo de futebol do CEFET-MG Timóteo.
A turma toda colocou a mão na massa, e rapidinho estávamos com tudo pronto, só esperando anoitecer. Depois do trabalho e da espera, já que a noite não queria chegar nunca, finalmente pudemos contemplar um céu lindo, limpo, e todo estrelado!
Vimos a Nebulosa de Órion, Sirius (a estrela mais brilhante no céu noturno), as Plêiades, Júpiter e suas quatro luas, conseguimos localizar com nossos telescópios, e até mesmo com o binóculo, o cometa Lovejoy, e encontramos uma estrela chamada Alcyone. hehe :)
A noite de observação marcou oficialmente o reinício das atividades do grupo em 2015, e foi uma prévia do que vem por aí. Em breve o calendário do Domingo Astronômico, evento de observação e informação em astronomia aberto à comunidade, será anunciado. Começaremos também a receber visitas de escolas da região (já agendou a sua?).
Esperamos ter ainda mais participação da comunidade e das escolas esse ano, já que ano passado foi fenomenal!
De uma coisa todos podem ter certeza: a equipe está animada, afinada, e sempre disposta a observar e se maravilhar com o céu!
Pra encerrar o post, separamos umas fotos bem legais de ontem pra compartilhar com vocês. É o nosso jeito de fazer com que se sintam parte da família, e venham nos conhecer e prestigiar nas atividades que iremos promover esse ano! Ah, para ver as fotos em tamanho maior, basta clicar sobre elas! ;)
Um de nossos telescópios na "Sala do Astronomia", espaço que dividimos com o laboratório de ensino de física do CEFET-MG Timóteo. |
Alguns livros de nossa Biblioteca, disponíveis para a equipe estudar e se preparar para as palestras e eventos que fazemos. O aprendizado precisa ser constante! |
E que comecem as montagens e os ajustes para a observação astronômica da equipe e teste do "Biombo Mágico do Gilberto", sonhado por todo mundo e feito real por nosso colaborador! A poluição luminosa deu uma boa trégua, e nos permitiu uma observação mais tranquila.
E enfim, o prêmio... céu estrelado e observação maravilhosa!
Algumas das estrelas das Plêiades. |
Júpiter e seus quatro maiores satélites! |
Essas duas fotos foram tiradas de forma super improvisada, utilizando uma câmera digital comum, que seguramos junto à ocular do telescópio. Esse ano ainda pretendemos conseguir inserir a astrofotografia de forma mais profissional em nossas atividades.
Esperamos que tenham gostado de participar um pouco das nossas atividades nos bastidores. Até a próxima, pessoal!
--
Crédito fotos: Ludmila Deslandes/Weber Feu
--
Crédito fotos: Ludmila Deslandes/Weber Feu
Nenhum comentário:
Postar um comentário