19 de jan. de 2015

O céu noturno e a poluição luminosa

Há um tempo atrás, publicamos em nossa página do facebook, sobre um trabalho fotográfico do artista francês Thierry Cohen (clique AQUI para acessar!). O projeto intitulado “Cidades Escurecidas” cria um mundo em que as grandes cidades e um céu noturno limpo coexistem. Através de uma técnica chamada “dia pela noite", o artista expõe fotografias noturnas em que o céu aparece com grande clareza nas grandes cidades.

Em um trabalho fotográfico similar ao de Thierry Cohen, com ênfase no céu e na luminosidade artificial, Rodrigo Zeferino, um fotógrafo e artista visual brasileiro, aqui do Vale do Aço, oferece a perspectiva oposta, revelando o céu em espaços urbanos repleto de poluição luminosa. 

Zeferino chamou a série fotográfica de "Noite Cega". Na descrição de sua exposição online, Rodrigo fala sobre a poluição luminosa e suas fotos:
"A poluição luminosa típica das cidades contemporâneas se manifesta em um halo de luz que se propaga por centenas de metros acima do espaço aéreo das regiões urbanizadas. É responsável pelo "apagamento" dos astros durante a noite e causa as aberrações aqui captadas pela câmera."

                                                                           






Apesar de render fotos belíssimas, Rodrigo Zeferino está coberto de razão: a poluição luminosa provoca mesmo o "apagamento" dos astros, e se torna um grande desafio a ser vencido pelos astrônomos, já que torna a observação muito mais difícil. 

Quanto menos luz artificial, mais limpo fica o céu, tornando possível observar, até mesmo a olho nu, muitos planetas, constelações, satélites artíficiais em movimento, e belíssimas chuvas de meteoros, por exemplo.

Confira mais de "Noite Cega" e do trabalho de Rodrigo Zeferino visitando seu site AQUI.

Passe também na página do Astronomia no Vale do Aço no Facebook, e confira o post em que é apresentado o trabalho de Thierry Cohen.  Lá  explicamos um pouco mais sobre a técnica utilizada por ele para obter o resultado magnífico de seus cliques. Deixamos o link direto no começo deste post pra você.

Aproveite e curta também a nossa página, para receber mais informações sobre astronomia. O link direto está na aba lateral do blog! ;)


Um comentário:

  1. Este é a principal preocupação de astrônomos amadores, principalmente os residentes em grandes cidades.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...