3 de abr. de 2015

Lua de Sangue nesse 4 de abril!



Conhecido popularmente como "Lua de Sangue", um eclipse lunar acontecerá na madrugada de sexta para sábado (4). O fenômeno em que a Lua é coberta pela sombra da Terra, e pode adquirir uma tonalidade avermelhada, infelizmente não poderá ser visto do Brasil. Mas poderá ser contemplado da Ásia, região do Pacífico e da América do Norte.

Gráfico da NASA, mostrando relação entre a Lua e a sombra da Terra

De acordo com informações da agência espacial americana, o eclipse total (em que a lua fica totalmente encoberta) deve durar apenas 12 minutos. O eclipse parcial, cerca de três horas e meia, e a penumbra, quando a sombra começa a atingir a lua, cerca de quatro horas e cinquenta minutos. A NASA também disponibilizou um vídeo, que mostra deve ser o eclipse:


Essa é a terceira ocorrência da tétrade de eclipses lunares, que estavam previstas para ocorrer entre 2014 e 2015. A última deve ocorrer em setembro deste ano, terá uma duração maior e poderá ser vista do Brasil.

Para os brasileiros que desejarem acompanhar o eclipse lunar, o site intenacional Slooh fará transmissão online. Para ser redirecionado para o site específico, clique na imagem abaixo:



Um bom feriado e até breve, pessoal!

---
Fonte:
Vídeo: NASA
Imagem 1: Pinterest
Imagem 2: NASA
Outras informações: EBC - Empresa Brasil de Comunicação S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...