22 de abr. de 2015

Hoje é o Dia da Terra!

O Dia da Terra foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson em 22 de abril de 1970. O objetivo foi criar uma data para conscientizar a população dos Estados Unidos sobre os problemas recorrentes de contaminação, a conservação da biodiversidades e outras causas ambientais.

A pressão criada pelo senador gerou uma série de manifestações que resultaram na criação da Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente. A mobilização foi um marco para a defesa do meio ambiente no país.

Em 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a importância da data a instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra, também celebrado em 22 de abril.

No mundo inteiro uma série de notícias e publicações foi feita a respeito da data. Numa publicação no Facebook, a página AsapScience, que tem quase dois milhões de seguidores, ofereceu os parabéns à mãe Terra e a promessa de que "tentaremos matá-la menos":

"Feliz Dia da Terra!
Alguns de nós tentarão te matar um pouco menos.
De nada."

A Agência Espacial Americana, NASA, liberou uma série de belíssimas fotos tiradas do planeta a partir do espaço, que foi divulgada pela rede BBC News:


Espanha e Portugal - toda a Península Ibérica capturada em uma foto noturna em 26 de julho 2014. | Foto: NASA
O tempo mais quente derretendo neve e gelo na Groenlância, provocando depressões na
superfície glacial e exibindo os pontos em tom de azul. | Foto: NASA
Os Grandes Lagos, na região central dos Estados Unidos, fotografados pelo engenheiro
Barry Wilmore a bordo da ISS em 7 de dezembro 2014. | Foto: NASA
Sombras provocadas pelo eclipse solar de 20 de março de 2015 sobre as
nuvens que cobriam o Oceano Ártico. | Foto: NASA
Um vôo sobre a Aurora - foto tirada pelo astronauta Alexander Gerst em 29 de agosto de 2014. | Foto: NASA


O Google também entrou na onda do Dia da Terra. Clicando no Doodle do dia, os usuários são encaminhados para um quiz entitulado "Qual animal você é?". Além do resultado, o redireciona para pesquisas acerca das espécies listadas na brincadeira. Clique na imagem abaixo para ser redirecionado.


Algumas noticias antigas também voltaram à cena principal das notícias e discussões, como a reportagem exibida em 2013 pelo Jornal Nacional, com imagens produzidas pela NASA que mostravam mudanças drásticas no meio ambiente nas últimas décadas. Dentre as mudanças, o absurdo desmatamento da Floresta Amazônica na região de Rondônia.


O que o Astronomia no Vale do Aço sugere para o dia é que cada um de nós pare para pensar o que pode fazer HOJE para que o planeta Terra, nossa casa, sofra menos, e para que haja melhores perspectivas de futuro para nós e para as gerações futuras.

A gente pode e precisa melhorar. E logo!

Feliz Dia da Terra!

-----------
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...