17 de nov. de 2014

Sons vindos do espaço

                                                                                                                                                 Crédito da foto: ESA/Rosetta/NavCam


Canção estranha do cometa é capturada pela sonda Rosetta. Cientistas capturaram "música" misteriosa de um cometa viajando em alta velocidade através do espaço profundo. A Agência Espacial Europeia (ESA) usou a sua nave espacial Rosetta para ouvir um som emitido pelo Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. A captura do som do cometa pela Rosetta é produzida por "oscilações no campo magnético no ambiente do cometa", disseram os especialistas da ESA em comunicado.

Se um humano estivesse flutuando no espaço ao lado do cometa, ele ouela não ouviria nada. O Cometa 67P / CG está cantando bem abaixo da freqüência que o ouvido humano pode ouvir, de acordo com a ESA. A freqüência do som capturado foi aumentada em aproximadamente 10 mil vezes para que fosse audível para nós. 

Os cientistas da ESA ainda não descobriram exatamente como o som é criado, embora tenham algumas ideias. Eles acham que o som pode ser produzido quando partículas neutras do cometa são descartadas para o espaço e eletricamente carregadas através de ionização, mas ainda não têm certeza de como a física das oscilações trabalha.

"Isso é emocionante porque é completamente novo para nós" disse Karl-Heinz Glaßmeier, chefe da Space Physics e Space Sensorics na Technische Universität Braunschweig, na Alemanha, em um comunicado. "Nós não esperávamos isso e nós ainda estamos trabalhando para entender a física do que está acontecendo."


Para acessar a notícia completa(em inglês) e ouvir som do cometa: CLIQUE AQUI


Tradução livre do artigo de Miriam Kramer, publicado no site Space.com em 11/11/2014. Todos os direitos reservados ao autor.


Olha que bacana!

A Nasa produziu um vídeo com o som espacial “traduzido” para os nossos ouvidos,  a partir de vários tipos de ondas, capturadas por várias sondas da NASA, incluindo a Voyager. Nele, estão os sons de Júpiter, Netuno, dos anéis de Saturno e Urano e até a “voz” da Terra.

Alguns sons são relaxantes, outros tensos e assustadores. A trilha é quase cinematográfica.


Clique no vídeo abaixo e confira você mesmo esta viagem sonora espacial pelo nosso Sistema Solar:

                                                                                                                Fonte: CLIQUE AQUI

2 comentários:

  1. Tem um filme (acho que é do Hawking, criado pela BBC), que mostra os pesquisadores buscando esses "sons do espaço"

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...