7 de set. de 2013

Sensacional fenômeno de ocultação de Vênus pela Lua. Dia 8 /9/13.

Informativo da OBA
Prof. Canalle



Vênus é o planeta mais brilhante visto pelo nosso céu. Desde meados de julho ele vem iluminando os fins de tarde. E no próximo dia 8 de setembro poderemos admirar mais um fenômeno astronômico de fácil observação: a ocultação do brilhante Vênus pela Lua. 
 
Nessa data, o nosso satélite natural passará bem em frente ao planeta encobrindo-o completamente. Isso ocorrerá por volta das 19h em muitas cidades do Sul, situadas abaixo de Florianópolis (latitudes Sul maiores que 27 graus). Basta olhar na direção da Lua muitos minutos antes para sentir como “evolui” o fenômeno. Depois, o astro poderá ser visto novamente, reaparecendo no lado iluminado (brilhante) da Lua. Quem mora em regiões do país acima de Florianópolis, não verá a ocultação. Mas valerá a pena olhar a beleza do quadro que se formará com a passagem da Lua muito ‘próxima’ a Vênus”. 
 
A ocultação ocorrerá no lado poente após o pôr do Sol. A Lua terá um tom acinzentado na ocasião. Um pouco abaixo (cerca de 3 graus = 6 vezes o diâmetro aparente da Lua) dela, estará a estrela Espiga (ou Spica), a qual é de primeira magnitude, pertencente à constelação da Virgem. Ela tem importância histórica, pois é mostrada na bandeira brasileira acima da faixa Ordem e Progresso representando o estado do Pará.
 
 Vênus não é o único astro que está sendo observado no céu noturno. Desde o mês passado, temos visto Saturno transitar pelo nosso céu. E no dia  da ocultação, ele estará  a cerca de 10 graus acima de Vênus e Lua, quase em linha com Spica.

7 comentários:

  1. Mt lindo me interesei mt fou fazer faculdade e vou ser astronalta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. estava na igreja e daii eu viiii a lua linda nê!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...