21 de abr. de 2012

Alguém viu um objeto com cauda brilhante cruzando o céu ontem?

Por Leonardo Gabriel

"Alguém viu um objeto com cauda brilhante cruzando o céu vagarosamente há cerca de 1 hora?" Essa é a mensagem que encontro ao abrir meu facebook hoje, postada por meu amigo Paulo Cézar Souto  Pio, mais conhecido como PC. Em comunicação pessoal via email, PC relata:
 
 
"Ontem, às 23:00 fui presenteado pela deslumbrante passagem de um meteoro com bólido e cauda muito brilhantes. Passou numa trajetória quase retilínea, típica de alta velocidade. Mas, o deslocamento percebido era pequeno. Sinal de que estava longe. Ele foi visto por pessoas em Ipatinga e até em Belo Horizonte. Parecia que estava passando na minha rua, de tão perto que eu me sentia dele. É um luz cor de ouro derretido... é de uma beleza fantástica.! Pena que não deu tempo de ligar a câmera do celular, pois fiquei tentando ouvir algum barulho para distinguir o objeto de um avião. Mas deu tempo suficiente de observá-lo. Se eu fosse bom de desenho ia retratá-lo. É muito belo!"
 
 
Caro PC, não deu tempo de ligar a câmera ou vc não queria perder nenhum segundo do espetáculo? Não fique triste, hoje um ex-aluno do CEFET, André Quintão (atleticano doente) me mandou um vídeo registrado em Belo Horizonte por volta das 23h. Aí está:



"Provavelmente era um meteoroide (corpos extra-terrestres, mas de dentro do Sistema Solar) que entrou na atmosfera da Terra e, devido ao atrito com o ar, incandesceu. Isso acontece todos os dias e são muito vistos à noite no fenômeno denominado meteoro (a popular estrela cadente). Quando é muito massivo (maior que 1 ton.) ele não se desfaz totalmente e parte cai na Terra. Aí se torna um meteorito. A importância dele para a Astronomia é grande porque é um fóssil do Sistema Solar. Ele trás informações sobre a formação de nosso sistema, ocorrido há cerca de 4,5 bilhões de anos." (PC).

8 comentários:

  1. Eu estava em um evento aqui em Vila Velha/ES, juntamente com várias outras pessoas e todos vimos esse objeto luminoso passar. Apesar de estarmos em local bem iluminado, ele se fez perceber.

    ResponderExcluir
  2. Perdi isso, mas o Bryan (lembra dele Leo?) disse q viu isso e ate assusto, mas tb nao filmo pq ficou maravilhado com o ocorrido.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi, fiquei tao encantada que quando lembrei de tirar foto não deu mais tempo rs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2012/04/fenomeno-visto-em-ceu-do-espirito-santo-e-um-meteoro-diz-professor.html

    ResponderExcluir
  6. http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1079396-madrugada-tera-chuva-de-meteoros-visivel-a-olho-nu.shtml

    ResponderExcluir
  7. Estrelas cadentes “choverão” esta semana: Entre 16 e 26 de abril, os Lirídeos de abril poderão observar-se no céu noturno.

    http://magazineonline-news.blogspot.com.br/2012/04/meteoro-para-por-bh-e-vitoria-em.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...