22 de abr. de 2012

Fenômeno visto em céu de várias regiões é um meteoro, diz professor







Um meteoro foi visto pelo céu do Espírito Santo, na noite desta sexta-feira (20), segundo o professor de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Marcos Tadeu Orlando. O fenômeno foi visto por diversos capixabas que comentaram sobre o ocorrido em redes sociais. Um internauta divulgou as imagens do meteoro. De acordo com o professor, ele se fragmentou em vários objetos e ainda não se sabe onde ele deve ter caído.



Ao analisar as imagens, Orlando afirmou que o meteoro deve ter cerca de 3 mil graus. “É um meteoro que se fragmentou em vários pedaços. Fiz uma estimativa de algo em torno de 10 a 12 metros de altura para cada pedaço. Pela luminosidade e pela sobreposição de ângulos que fazemos, ele deve ter percorrido o céu a cerca de 14.000km/h”, explicou.




Quem viu o fenômeno, ficou impressionado. “De repente, no céu, teve um clarão e apareceu uma bola cintilante meio esbranquiçada. No momento, a gente não sabia o que era e todo mundo começou a especular”, conta o empresário Tiago de Freitas.
A estudante Camila Dan também ficou na dúvida sobre o que viu. “Parecia fogo, uma bola de fogo. Era meio azulado e parecia que estava caindo”, diz.











Estudos


Para o professor Marcos Tadeu Orlando, agora é o momento de colher mais informações sobre a trajetória do meteoro. “Me interessa muito saber se o impacto foi no solo, para que possamos recolher os fragmentos. Recuperar os pedaços é muito importante para a pesquisa, que pode esclarecer muita coisa”, conclui.
Fonte : G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...