30 de set. de 2011

Halo enfeita o sol em Brasília

LinkBRASÍLIA e RIO - O fenômeno óptico halo no céu da capital federal chamou atenção da população nesta sexta-feira. Um anel colorido se formou ao redor do sol. Segundo o professor de física da Universidade de Brasília (UnB) José Leonardo Ferreira, o fenômeno não é inusitado, depende das condições atmosféricas favoráveis.

- O posicionamento do sol, juntamente com a atmosfera funcionando como uma lente e as gotículas de água na troposfera (camada inferior da atmosfera) são os principais fatores - explica o professor.


Leia mais sobre esse assunto aqui

O fenômeno tem duração variável. Ele se forma quando os raios do sol são refletidos pelos cristais de gelo que estão suspensos no ar. Dependendo do tipo de nuvem, é possível ver um arco-íris redondo em volta do sol.

O halo pode ocorrer tanto ao redor do sol (halo solar) como da lua cheia (halo lunar), de acordo com a meteorologista do Climpatempo Josélia Pegorim. Em algumas situações especiais ocorrem o duplo halo. Neste caso o observador veria dois arcos-íris concêntricos. Um ficaria mais próximo do sol (ou da lua), com cores mais fortes. O segundo apareceria mais distante e com as cores mais suavizadas.

- Em qualquer um dos casos, a formação do halo indica que o céu está coberto de nuvens finas e altas, que aparecem em 5, 6 mil metros de altura e são formadas basicamente por diminutos cristais de gelo. São estes cristais que interagem com a luz que vem sol (ou da lua) e geram o círculos concêntricos coloridos, nas mesmas cores do arco-íris.

Notícia enviada por Thalita Kelly, leitora do blog, obrigado e continue sempre acessando.

Fonte: O Globo Ciência


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...