23 de jun. de 2011

Dicas para comprar um binóculo

Recentemente, uma pessoa interessada em adquirir um binóculo nos pediu algumas dicas através do email. Pedi ao nosso grande amigo Paulo Cézar (PC) para dar algumas dicas. Compartilho abaixo as dicas enviadas pelo PC.


"Olá,

É um prazer estarmos trocando informações sobre Astronomia.

Um binóculo pode dar muita satisfação sim, mas é preciso adquirir um produto de boa qualidade, antes de tudo.

Para seu conhecimento, um binóculo fica bem definido conhecendo-se a sua ampliação e sua abertura.

Todo binóculo tem gravado essas informações numéricas no formato Ampliação X Abertura.

Sobre ampliação, você deve saber que binóculos com mais de 10 vezes necessariamente precisam de tripé, pois um pequeno tremor das mãos fará com que a observação seja um sacrifício.

A abertura (diâmetro da lente de entrada) diz respeito à quantidade de luz que seus olhos irão receber do objeto observado. Quanto maior a abertura, melhor.

Porém, a razão entre a abertura e a ampliação resulta no tamanho da imagem. Isso limita o tipo de binóculo a ser adquirido.

A pupila, ajustada para a escuridão, chega a 7 mm de diâmetro para os meninos e as meninas até seus 20 anos.

Como, por ter formado em odontologia, você deve ter passado dos 20, as suas pupilas podem chegar aos 6 mm, se você não passou dos 40!

Caso tenha passado dos 40, como eu, a pupila chega aos 5 mm de diâmetro, no escuro.

Por isso, a razão entre a abertura e a ampliação, para a minha idade, não deve ser maior do que 5 mm, senão eu não vejo a imagem inteira e a observação fica prejudicada. Então, para mim, optando por não usar um tripé, o melhor é uma abertura de 50 mm, pois 50 mm / 10 = 5 mm.

Conclusão: eu compraria um binóculo 10 x 50 de boa qualidade.

 
Bem, esperamos tê-lo ajudado. Qualquer dúvida ou curiosidade que você tenha sobre Astronomia, contate-nos; a equipe do ASTRONOMIA NO VALE DO AÇO – CEFET MG está sempre à disposição da comunidade e ficará feliz em lhe dar atenção."
 
Um abraço,
 
Paulo Cezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...