25 de mai. de 2015

Domingo Astronômico

Ontem foi dia de Domingo Astronômico - Especial Meio Ambiente. E foi especial mesmo! 

O Domingo Astronômico já acontece há vários anos, mas foi a primeira vez que tivemos apoio externo. Fomos convidados a participar do Plano Integrado de Educação Ambiental de Timóteo e, junto com a Prefeitura Municipal, a Fundação Aperam Acesita, o Instituto Estadual de Florestas (IEF)/Parque Estadual do Rio Doce (PERD), Polícia Militar de Minas Gerais, Copasa, CEMIG e o CEFET-MG, contribuímos para a programação especial do Dia do Meio Ambiente. 

Nossa proposta foi bastante singular: queríamos mostrar à população como Astronomia e meio ambiente têm tudo a ver e dar a nossa contribuição para o aumento da consciência ambiental na região. Para isso, contamos com a coordenação do professor Weber Feu, responsável pelo Astronomia no Vale do Aço, e a colaboração de quatro participantes do Projeto para falar para os visitantes. Foram cinco palestras sobre temas diversos apresentadas. Um recorde de quantidade de informação em um único Domingo Astronômico.

Também batemos recorde de público. Foi o maior da história do Domingo Astronômico! E o campinho ficou repleto de gente de todas as idades, vindas de diversas cidades da região. Nem temos palavras pra dizer como ficamos satisfeitos!

Para atender todo esse público, precisamos bater também o recorde de quantidade de gente trabalhando. Era tanto monitor vestindo uniforme do Astronomia do Vale do Aço que o campo ficou até mais bonito. A turma, que trabalha voluntariamente no projeto, merece um aplauso todo especial pela dedicação e disponibilidade. 

Também batemos recorde de venda de lanchinhos. Os alunos do CEFET-MG que montaram suas barraquinhas para encher de sabor a noite dos visitantes do Domingo Astronômico esvaziaram os tabuleiros. A gente imagina que estejam agora um pouquinho mais perto da festa de formatura! hehe

Tudo isso pra compartilhar com vocês um pouco da nossa alegria de ver um trabalho que é feito com tanto carinho crescendo, atraindo novas pessoas, e proporcionando sempre o novo olhar para o céu, de que frequentemente falamos.

Dia 28 de julho tem  mais Domingo Astronômico. Esperamos por vocês lá no "nosso" campinho. 

Enquanto isso, fiquem com nosso MUITO OBRIGADO! E um pouquinho do clima do nosso último Domingo Astronômico...




















---
Todas as fotos, exceto foto da Lua: Warley S. - Colaborador do Astronomia no Vale do Aço
Foto Lua: Prof. Mirela, do CEFET-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...