15 de jan. de 2015

2015 com um segundo a mais?



Bom dia! Retomamos as nossas atividades aqui no blog comentanto sobre uma notícia recente: o segundo a mais que ganharemos em 2015. Você sabe porque isso vai acontecer? E o que isso tem a ver com astronomia?

Buscamos lá no site do Observatório Nacional, que é o responsável pela geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira, a informação!

O ano de 2015 terá um segundo a mais para fazer a correção do Tempo Atômico Internacional (TAI). Isso ocorre porque a velocidade de rotação do planeta Terra registra variações enquanto os relógios atômicos que geram e mantêm a hora legal possuem uma precisão que chega a um segundo em milhões de anos.

Assim, no dia 30 de junho, um segundo será acrescido ao Tempo Universal Coordenado (UTC),e o relógio oficial irá registrar a sequência: 23h59min59s - 23h59min60s, para só então passar a 1º de julho, 0h00min00s. Como essa correção é feita no horário de Greenwich, no Brasil a correção ocorrerá três horas antes.

O Observatório Nacional, como responsável pela Hora Legal Brasileira, fará o acréscimo desse segundo às 21h, horário de Brasília. Essa mudança, embora pareça pequena, é bastante significativa e impacta a sociedade, sobretudo no que se refere às relações comerciais. As empresas sincronizadas ao ON terão essa mudança automaticamente, enquanto as demais precisam providenciar suas adequações.

O chefe do Serviço de Geração e Disseminação da Hora, Mario Fittipaldi, explica que a velocidade de rotação da Terra sofre variações em virtude dos efeitos gravitacionais do Sol, da Lua e dos planetas, e também resultado dos deslocamentos de massas terrestres em diferentes partes do planeta.

A correção do "Segundo intercalado" ou "Leap Second" é determinada pelo IERS (International Earth Rotation and Reference Systems Service). A última aconteceu no dia 31 de dezembro de 2012, mas esse intervalo não é regular. Esses ajustes de 1 segundo são feitos desde 1972 e a partir de julho deste ano, a diferença entre o Tempo Atômico Internacional e o Tempo Universal Coordenado (UTC) somará 36 segundos.

Super bacana, não é mesmo?

Que tal assinar a nossa Newsletter para receber os posts do Astronomia no Vale do Aço diretamente em seu e-mail e não perder nenhuma informação? Basta cadastrar seu e-mail usando o campo na barra lateral!

Até a próxima, pessoal!


----
Fontes: 
http://www.on.br/conteudo/noticias/Segundos2015.html
www.guiageo-mapas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...