Por Antônio Arapiraca
De Ouro Branco/MG para o Astronomia no Vale do Aço
A comunidade do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) lamenta o falecimento de Robison Davi Sousa Duarte, 16 anos. Ele foi vítima de um acidente no sábado, 26/01, quando pedalava sua bicicleta. Ele está sendo velado hoje, dia 31/01, na Igreja Presbiteriana do Primavera, Av. Acesita, 2450 Primavera, Timóteo - Minas Gerais. O enterro acontece amanhã 01/02, às 9h, no cemitério do bairro Santa Maria na mesma cidade.
Robison cursava o 2º ano do curso técnico integrado de Edificações. Era astrônomo amador e participava do projeto de extensão Astronomia no Vale do Aço: um novo olhar para o céu e era bolsista BIC Jr num projeto de astrofotografias e textos de divulgação científica. O blog do projeto (http://goo.gl/1L5Tu) era gerenciado pelo estudante, que escrevia textos e replicava notícias de astronômia e astronáutica. Em 2012, recebeu medalha de bronze na Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA), medalha de ouro na Mostra de Foguetes desta mesma olímpiada (http://goo.gl/o41oG) e menção de honra ao mérito na IV Jornada de Foguetes (http://goo.gl/ssnno), no município de Vassouras/RJ.
Robison Davi de camisa com listras azuis junto com o professor Leonardo Gabriel (de camisa preta)e demais integrantes da equipe que representou o CEFET/MG na VI Mostra de Foguetes da OBA. |
Robison Davi na ponta à direita segura o protótipo de foguete da equipe do CEFET/MG na VI Mostra de Foguetes da OBA. |
"Pilotando" o telescópio computadorizado e orientando o público nas observações . |
Sempre atento para que a comunidade não perdesse nenhum detalhe na visualização dos astros. |
A estrela predileta de Robison era Antares.
Leia no link ao lado um artigo sobre Poluição Luminosa escrito por Robison (http://goo.gl/tD234)
A vida é assim.
ResponderExcluirO que tem de acontecer, acontece e por um bom proposito.
Meus pêsames aos familiares e aos amigos dele.