7 de dez. de 2012

HOMENAGEM ASTRONÔMICA

Por Maria Alice

Fábio, Paulo Cezar e Leonardo Gabriel.
 
Agradecer as pessoas que realizam contribuições significativas no campo da educação é sempre importante. Por isso, o CEFET-MG Campus Timóteo e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Timóteo prestaram uma singela homenagem ao astrônomo amador Paulo Cezar Souto Pio.
 
 
A homenagem aconteceu às 19h do dia 22 de novembro, no auditório do CEFET-MG campus Timóteo, através da entrega de uma placa. Na ocasião, o homenageado realizou a entrega das medalhas aos alunos Renato Assis Souza, Gabriel de Souza Costa, Robison Davi, Samuel Estevão e Adriano Bornachi, que foram premiados pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e pela VI Mostra de Foguetes. Convidado para realizar a entrega das medalhas, Paulo foi surpreendido pela homenagem.
 





Placa de homenagem.
 
Gabriel, Renato, Paulo, Robson, Samuel e Thiago.
  
De acordo com o diretor do CEFET-MG Campus Timóteo, Rodrigo Gaiba de Oliveira, “a homenagem aconteceu, pois Paulo é uma pessoa que contribui significativamentente para o projeto Astronomia no Vale do Aço, que envolve a comunidade não só de Timóteo, mas também das outras cidades do Vale do Aço. A homenagem tem um mérito na questão de ele não ser servidor da instituição e fazer um trabalho de livre e espontânea vontade. É o reconhecimento que temos pelo que ele vem desenvolvendo desde o início do projeto.”
 
Entrega da placa, no auditório do CEFET-MG campus Timóteo.
 
 
O professor e coordenador do projeto, Leonardo Gabriel complementa:
 
O Paulo merece essa homenagem por vários motivos. Membro do projeto desde a fase embrionária, há mais de três anos, ele sempre participou ativamente de tudo, tanto no planejamento do projeto quanto nas atividades práticas. Dentre seus principais trabalhos, destacarei aqui duas atividades: ele fez um estudo dirigido com professores e alunos do CEFET-MG nos anos de 2010 e 2011. A partir de sua iniciativa junto a Secretaria Municipal de Ensino de Timóteo, fizemos um belo trabalho visitando todas as escolas municipais de Timóteo na modalidade EJA. Por tudo isso e, por ser um trabalho 100% voluntário, o Paulo é um grande merecedor dessa homenagem.”
 
Robson, Gabriel, Renato, Marlilene, Marcelo, Samuel e Thiago.
 
Durante as homenagens, o aluno Thiago Nunes emocionou a todos com seu depoimento:
 
É um desafio falar em poucas palavras de um homem que não despreza nem mesmo as mais distantes casas decimais, e que não mede esforços para que nosso projeto - Astronomia no Vale do Aço - esteja sempre expandindo e atendendo a todos que se interessam por Astronomia.
Como não se comover com pessoas de idade que quase choram ao ver a Lua e os anéis de Saturno? E como não se empolgar ao mostrar Escorpião para os visitantes?
Você é muito mais que um grande professor, possui uma linda família. É um grande homem e é um prazer para todos nós convivermos com você e possuirmos uma referência tão grande por perto.
Nestes dois anos de convivência aprendemos muito mais do que Astronomia com você PC. Aprendemos que até uma calculadora pode errar, mas e você? Raramente. Você possui o carisma e a admiração de todos e é por isso que naquela aula em que a calculadora errou todos rapidamente disseram: O PC errou? Impossível, Thiago faz de novo essa tangente porque essa calculadora está errada.
Gosto muito de possuir referências tão grandes como você, o Leo, Leo das Estrelas, Fabio, Davi e o Pedro, pois são exemplos de persistência e de sucesso no programa Astronomia no Vale do Aço. É um prazer para mim e para todos fazermos parte dessa família.”
Paulo e sua esposa Elaine.
 
 
Mesmo distante o ex-aluno Pedro Augusto, atualmente em Viçosa, fez questão de mandar um abraço aos medalhistas e ao homenageado através de um vídeo.
 
 
 
 
Em nome de toda equipe “Astronomia no Vale do Aço”, fica registrado os nossos agradecimentos ao Paulo por sua contribuição astronômica nas atividades de ensino e divulgação científica junto à comunidade do Vale do Aço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...