21 de dez. de 2012

Foguete Sonda III - programa espacial brasileiro


Na  imagem acima, mostramos uma réplica em escala do foguete brasileiro  Sonda III.  A miniatura foi obtida como premiação aos alunos Renato Assis, Robson Davi, Adriano Bornachi e Samuel Estevão, que representaram o CEFET-MG na IV Jornada de Foguetes, ocorrida no município de Vassouras-RJ, em outubro de 2012. 


"Os veículos lançadores ou foguetes espaciais são peças fundamentais para o desenvolvimento da astronáutica, sendo capazes de lançar ao espaço instrumentos como sondas interplanetárias que revelam segredos de planetas distantes e satélites com variadas funções. O desenvolvimento desses veículos, orbitais e sub-orbitais, é de importância estratégica, pois garante a necessária autonomia para o acesso ao espaço.


O Brasil, por meio do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA) e da indústria aeroespacial, concebeu e produziu um bem-sucedido conjunto de veículos de sondagem. Esses foguetes proporcionaram a realização de inúmeros experimentos científicos e tecnológicos.
 
O domínio da tecnologia dos foguetes de sondagem serviu de base para o desenvolvimento de um Veículo Lançador de Satélites (VLS), um artefato de quatro estágios, com cerca de 50 toneladas na decolagem, capaz de lançar satélites de 100 Kg a 350 Kg, em altitudes de 200 Km a 1000 Km.
 
Foguetes de Sondagem

Os foguetes de sondagem são utilizados para missões suborbitais de exploração do espaço, capazes de lançar cargas-úteis compostas por experimentos científicos e tecnológicos. O Brasil possui veículos operacionais dessa classe, que suprem boa parte de suas necessidades, com uma história bem-sucedida de lançamentos.
 
O projeto iniciou-se em 1965, quando o foguete Sonda I fez o voo inaugural, primeiro lançamento de um foguete nacional. Esse lançamento foi realizado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Durante um período de 12 anos, foram realizados mais de 200 experimentos com foguetes desse tipo.
A política de envolvimento crescente das universidades e centros de pesquisa no programa espacial vem acarretando uma demanda maior desses veículos, o que tem levado à continuação de sua produção."
 
Lançamento do foguete Sonda III.
 
 
 Atualmente, um dos principais desafios do programa espacial brasileiro consiste em colocar um satélite em órbita. Na simulação abaixo, pode-se observar os principais estágios desse processo.
 
 
 



Aos estudantes interessados em Astronáutica, a participação na Mostra Brasileira de Foguetes, com uma possível classificação para a Jornada de Foguetes, é uma excelente oportunidade de aprendizagem.  
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...