7 de set. de 2012

Alunos do CEFET-MG ganham medalhas na OBA e são classificados para a IV Jornada de Foguetes




Através da VI Mostra de Foguetes, promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira, alunos do CEFET-MG campus Timóteo foram classificados para participar da IV Jornada de Foguetes. Ocorrida em maio de 2012 em escolas de todo o Brasil, a VI Mostra de Foguetes exibiu lançamentos de foguetes construídos por equipes de alunos do ensino médio. As equipes do Ensino Médio com os lançamentos mais longos em nível nacional foram classificadas para participar da IV Jornada de Foguetes. Em todo o Estado de Minas Gerais, apenas três equipes foram classificadas.

Composta pelos alunos Renato Assis Souza, Robison Davi Sousa Duarte, Samuel Estevão e Adriano Bornachi, os “Fogueteiros do Vale do Aço”, como foram chamados pelos colegas, representarão o CEFET-MG e o Vale do Aço na IV Jornada de Foguetes. Os professores Leonardo Gabriel Diniz (Física), Hermes José de Oliveira Júnior (Física) e Carlos Eduardo Oliveira Andrade (Química) representam o campus no evento. Com um lançamento de aproximadamente 200 metros na VI Mostra de Foguetes, a equipe espera repetir o mesmo desempenho na IV Jornada de Foguetes. Os quatro alunos da equipe receberam medalhas de outro na Mostra de Foguetes. Para ver fotos e vídeos da equipe e de seus lançamentos, clique em continue lendo.

Além disso, o CEFET-MG campus Timóteo recebeu 4 medalhas na OBA através dos alunos Renato Assis Souza (medalha de ouro), Gabriel de Souza Costa (medalha de prata), Robson Davi Sousa Duarte (medalha de bronze) e Samuel Estevão (medalha de bronze). Como parte da preparação para a OBA, os alunos participaram de um estudo dirigido de Astronomia coordenado pelo astrônomo amador Paulo Cezar Souto Pio e pelos professores Leonardo Gabriel e Fábio Rodrigues.

A IV Jornada de Foguetes ocorrerá entre os dias 18 e 21 de Outubro na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Além de assistir palestras com especialistas em Foguetes, os alunos das melhores equipes serão contemplados com bolsas de iniciação científica júnior do CNPq. As Escolas de Ensino Médio que fizerem os mais longos lançamentos de foguetes serão contempladas com troféus e réplicas em escala de foguetes reais. Mais detalhes sobre a IV Jornada de Foguetes em http://www.oba.org.br/.


No vídeo abaixo, veja o lançamento feito pela equipe no campus novo do CEFET-MG.





Durante os treinamentos, alguns foguetes foram perdidos. No lançamento abaixo, até hoje o foguete não foi encontrado. Ao que parece, ele atingiu um kero kero que transitava no local.



Veja abaixo o lançamento fantástico da equipe, no campo de futebol atrás do campus velho. O câmera ficou emocianado e não conseguiu seguir a trajetória. Mas vale pela emoção.


4 comentários:

  1. Pois é, o câmera do terceiro vídeo não é tal eficiente quanto a do primeiro vídeo.. esta sim, esta de parabéeens! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Vocês estão de parabéns! Rumo ao espaço, ao infinito e além!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, mas não esqueçam de notificar à Nasa sobre o lançamento do foguete.

    ResponderExcluir
  4. Daqui uns dias eles estão passando a AEB em lançamentos bem sucedidos. rsrsrs Quando começam as experiências com propulsão a combustível líquido (inflamável)? Só tenho uma ressalva, ficaram faltando os óculos de proteção.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...