29 de abr. de 2012

Telescópio da Nasa encontra galáxia com dupla personalidade



Enquanto algumas galáxias são redondas e outras têm o formato de um disco fino como o espiral Milky Way, novas observações do Telescópio Splitzer da Nasa mostram que a galáxia Sombrero consegue ter ambas as formas. Ela é redonda, oval com um fino disco no seu interior, e é uma das primeiras galáxias conhecidas por exibir tais características. As pesquisas vão permitir esclarecimentos da evolução galáctica, um assunto ainda não muito entendido atualmente.



"A Sombrero é mais complexa do que pensávamos antes", diz Dimitri Gadotti, do Observatório Europeu do Sul, no Chile. "A única maneira de entender tudo que sabemos sobre esta galáxia é pensando nela como se fossem duas, uma dentro da outra", afirma.


Segundo o site da Nasa, a galáxia Sombrero, também conhecida como NGC 4594, está localizada a 28 milhões de anos-luz na constelação de Virgem. Do nosso ponto de vista na Terra, podemos ver a fina borda de seu disco "achatado" e uma protuberância de estrelas, fazendo com que seja semelhante a uma aba de chapéu.

"O Splitzer está ajudando a desvendar os segredos por trás de um objeto que foi imaginado milhares de vezes", afirma Sean Carey, do Centro de Ciência Splitzer da Nasa, no Instituto de Tecnologia em Pasadena, Califórnia.

O telescópio da Nasa consegue capturar diferentes cenários da galáxia, o que outros tipos de telescópio não são capazes de fazer. Em cenários visíveis, a galáxia parece estar imersa em uma auréola, a qual cientistas chegaram a pensar que era relativamente leve e pequena. Com a visão infravermelha do Splitzer, uma visão diferente aparece, mostrando estrelas mais antigas em meio à poeira e revelando que a auréola tem o tamanho e massa certos para ser uma galáxia elíptica gigante.

Pesquisadores acreditam que os resultados deste estudo podem ajudar a entender melhor como as galáxias se desenvolvem. Outra galáxia, chamada Centaurus A, também parece ser elíptica, com um disco em seu interior. Porém, seu disco não contém muitas estrelas. Astrônomos especulam que a Centaurus A poderia estar em um estágio mais precoce de evolução que a Sombrero, podendo eventualmente ser semelhante à ela.






Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...